sexta-feira, 3 de julho de 2009

PCP porquê?

Muitos acham estranho porque é que o PCP tem tanta força no Alentejo, eu estive em Aljustrel e percebi.
O PCP não é um partido normal, é um grupo de gente, gente com coração, que está ao nível de toda a gente, é gente como nós, somos gente como todos vós.
Percebi em Aljustrel que em 30 e tal anos de democracia o PCP foi o único que ajudou aquela gente, o PCP foi o único que esteve ao lado dos trabalhadores, dos desempregados, dos estudantes. Foi o único que esteve ao lado de toda a gente.
Dizia-me um senhor: "Foi graças a um camarada do partido que antes do 25 de Abril não morri debaixo da enxada do meu patrão"
E eu curioso com a história perguntei-lhe: "mas então que se passou?"
E ele com a voz embargada: "Aquele fascista não queria pagar-me o mês inteiro, e tinha a GNR ao lado dele, e quando eu lhe fiz frente ele levantou-me a enxada e um camarada é que o agarrou e lhe tirou a enxada"
"Era normal esse tipo de atitude pelos patrões?" - perguntei-lhe eu.
"Eles faziam o que queriam, mas eu não era do PCP, mas aqueles eram os únicos que pensavam em nós, fossemos no partido ou não, vi-os muitas vezes apanhar porrada porque apoiavam os trabalhadores, havia doutores de Lisboa que vinham para cá trabalhar connosco para puderem apoiar-nos."

Mais tarde conheci uma senhora de 40 anos que diz que trabalhou nas minas como secretária e foi despedida, dizia-me ela que os únicos que lhe perguntaram se precisava de alguma coisa foram os do PCP, o resto só lá ia falar com ela quando as cameras da TV estavam ligadas "Andaram ai pessoas do PCP durante uns dias, falavam com as pessoas, depois ninguém de outros partidos cá veio, ainda ai teve um dos outros mas falou com o meu marido quando a televisão esteve a gravar, depois despediu-se e enfiou-se no carro, nem quis saber mais de nós".

Foi assim que percebi hoje de manhã que o PCP é diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário